sexta-feira, 30 de maio de 2014

450 casos de conjuntivite são registrados no 1° quadrimestre em Cuiabá

Jonair Cesár

A doença é comum nessa estação do ano.
Foto: Tua Saúde
A população Cuiabana e baixada deve ficar em alerta sobre os frequentes surtos de conjuntivite, comuns nessa estação do ano na capital. A informação é do Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Secretaria de Saúde de Cuiabá, que no ano passado, foram registrados 340 casos da doença de janeiro a abril. Já neste ano, no mesmo período, foram notificados 450 pessoas com conjuntivite, um aumento de 32%.

Visão embaçada, coceira e olhos lacrimejando são alguns dos sintomas da conjuntivite  que pode ser transmitida por pequenos descuidos como contato com objetos  contaminados ou pelo ambiente fechado. 

Caracterizada por uma inflamação na membrana que reveste a parede do globo ocular e das pálpebras, a doença precisa ser tratada corretamente. "Geralmente, a conjuntivite ataca os dois olhos e dura de uma semana a 15 dias", explica a médica oftalmologista Maria Regina Marques.


Os principais problemas que envolvem a doença estão ligados a falta de informação e a automedicação que, na maioria dos casos, aumenta o problema, dificultando a cura e oferecendo risco de sequelas. E não existe apenas um tipo de conjuntivite: há versões causadas por vírus, bactérias fungos ou protozoários. E o tratamento vai depender da causa da doença. 


Segundo a Oftalmologista a conjuntivite precisa de um tratamento específico, e a automedicação podem trazer perigos. Ao suspeitar de conjuntivite, o paciente deve procurar um médico ao invés de se automedicar. A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um oftalmologista. Alguns colírios são altamente contra indicados porque podem agravar ainda mais a inflamação.

Infografia: Felipe Nadaes
Á estudante de Jornalismo Heide Castilho, 26 anos, passou um susto ao ser diagnosticado com conjuntivite hemorrágica “É horrível, Fiquei muito preocupada e triste antes de saber o que era. Eu me olhava no espelho e pensava até mesmo em ser uma coisa perigosa, por nunca ter tido conjuntivite, Ainda mais hemorrágica, Espero não precisar passar por isso nunca mais”, declarou.

Conforme Castilho os primeiros sintomas começaram com irritabilidade, coceiras. Lacrimação, vermelhidão e olhos pregadosEla conta que procurou a rede pública de saúde e teve problemas na hora de ser medicada, “O médico não diagnosticou corretamente, e disse se tratar apenas de uma simples irritação, ele passou uma medicação que não adiantou nada” relata.

Casos como da estudante é frequente diz a Oftalmologista: “A maioria dos médicos que não são Oftalmologista, não sabem avaliar corretamente”.

O acompanhamento de um especialista é primordial, para um diagnóstico e tratamento correto. O melhor mesmo é se prevenir, antes de coçar os olhos lavar as mãos e não compartilhar objetos de uso comuns com pessoas contaminadas.

13 comentários:

  1. Muito interessante este tipo de conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Prevenção e informação!!! A sociedade brasileira precisa disso!!
    Carlos Tikin

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Goiânia também soube de alguns casos, como bem disse a matéria é bem comum nessa época do ano. Ótima matéria, diga não a auto-medicação!
    Rafael Rocha

    ResponderExcluir
  4. materia bem escrita e muito esclarecedora,não imaginava que era tao grave,moro em santa catarina e vou ficar alerta

    ResponderExcluir
  5. Boa informação, prevenir ainda é o melhor a se fazer

    ResponderExcluir
  6. Nessa mudança de clima É muito comum aparecer casos como desse tipo . Aqui em Belém há casos de conjutive frequente .
    Fabricio Pacheco -Belém Pá

    ResponderExcluir
  7. Muito boa matéria. Auto medicação sempre eh perigoso em todos os tipos de doenças, especialmente na visão. Eu já tive e jamais recomendaria. Achava que era trasmitida apenas por vírus.. vou cuidar mais dos ambientes dos quais convivo. Mto boa e infomativa a matéria.
    Éderson Leite

    ResponderExcluir
  8. O que mas me intriga é o personagem mas comum de tudo chama- se saúde pública, uma verdadeira bola de neve...
    Porém meu caro amigo o conteúdo abordado rico de conhecimento e o bastante pra informaçao à nossa saúde pública.

    ResponderExcluir
  9. Excelente artigo que traz importante informação de forma bem didática.

    ResponderExcluir
  10. Realmente é importante o acompanhamento de um especialista, auto medicação nun é um boa idéia. O Autor esta de parabéns gostei muito da matéria :)

    ResponderExcluir
  11. Realmente é importante o acompanhamento de um especialista, auto medicação nunca é uma boa ideia. O Autor esta de parabéns gostei muito da matéria :)

    ResponderExcluir
  12. Ótima Matéria Jonair, parabéns. Preciso ter mais cuidado com meus olhos. Obrigadoooooooo.

    ResponderExcluir