Transportes
coletivos levam obras de arte de renomados artistas mato-grossenses para dentro
dos bairros de Cuiabá e Várzea Grande
Adilson Moraes/ Larissa Barros
![]() |
Ônibus com obras de artistas plásticos do Estado, já começara a circular em Cuiabá e VG. Foto: Maros Vergueiro/Secom-MT |
O projeto cultural “Arte em Movimento” apresenta obras de artistas plásticos para sociedade mato-grossense através de pinturas em transportes coletivos. Agora a população vai poder conferir de perto artes do nosso Estado, estampadas em ônibus que circularão nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. Nessa primeira etapa são quarenta ônibus adesivados com obras de artistas locais, como Adir Sodré, Babu Seteoito, Clovis Irigaray, Elias de Paula, José Pereira, Vicente de Paula, Zeilton Mattos. As expressões destes artistas dão colorido e leveza ás latarias dos coletivos.
O projeto visa valorizar e mostrar a cultura para toda a comunidade criando uma exposição em movimento, que permite que as pessoas interajam, relacionem-se, incentivando a arte e a cultura mato-grossense.
Para o mentor e realizador do projeto, o artista plástico Vicente de Paula, essa ligação da arte com a sociedade é fundamental para a valorização da cultura. “Esse projeto possibilita o artista mostrar seu trabalho e também levar a cultura para a população mais carente, que não tem condições de adquirir ou conhecer as obras locais; para ter uma obra de arte é caro, para entrar em um teatro, é caro, então o pobre produz cultura e o rico é quem consome, a importância do projeto e para todos”, explica o artista.
O projeto nasceu em parceria da Secretaria de Cultura do Estado de Matogrosso com a Associação de Artistas Visuais de Mato Grosso (AVIMT) e a Associação Mato-grossense de transportes Urbanos (MTU). Para o estado de Mato Grosso é importante esse convenio para dar maior visibilidade da arte local e que os artistas possam mostrar o trabalho à população, além de deixar a cidade mais bonita e moderna.
A arte em movimento agradou a usuária de transporte coletivo, Gleicy Almeida, do bairro Jardim Gramado em Cuiabá, “Achei maravilhoso, gostei muito desta iniciativa, gostei das artes que presenciei, acho que isso é muito importante para enriquecer nossa cultura, principalmente agora com a copa, que vamos receber vários turistas em nossa cidade, isso é muito bom, espero que continue sempre assim”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário