segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Após queda de Castrillon, Nadaf assume presidência do Detran-MT

POR: TARLEY CARVALHO

Giancarlo Castrillon - presidente exonerado
O governador Silval Barbosa (PMDB) assinou nesta quinta-feira (28) a exoneração do presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Giancarlo Castrillon. A queda do ex-presidente se deu à segunda fase da Operação Ararath. Para substituir Castrillon, o governador nomeou o Secretário-Chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, como presidente interino do Detran. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (29).

A Operação foi deflagrada no dia 12 de novembro pela Polícia Federal e investiga a prática de Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (operação clandestina de instituição financeira) e lavagem de dinheiro. As investigações tiveram início em 2011.

Na manhã da última segunda-feira (25), Castrillon recebeu a Polícia Federal em sua residência. Foram apreendidos documentos e computadores para a investigação e o valor de R$ 100 mil em espécie. Castrillon justificou a quantia como sendo economias pessoais e a venda de um carro. Além de Giancarlo, o Juiz Federal Julier Sebastião da Silva, o cobiçado pelos partidos políticos para disputar o Governo em 2014, teve sua casa e seu gabinete revistados.

Foto internet: Pedro Nadaf, novo presidente do órgão
O principal crime consiste no fato de que as empresas de Factoring têm natureza estritamente mercantil, com a finalidade principal de assessoria e de compra de títulos de crédito, a fim de fomentar o comércio. Por isso mesmo, não têm autorização do Banco Central para conceder empréstimos, exigir garantias ou exercer quaisquer atividades exclusivas de instituição financeira.


Nos últimos seis anos, foi movimentada a quantia, nas contas dos investigados, de mais de meio bilhão de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário