quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Comunidade São Gonçalo Beira Rio, Valorização e tradição da cultura Mato-Grossense

Por: Adilson Moraes, Larissa Barros Jonair Cezar.

Foto: Divulgação
São Gonçalo Beira Rio, comunidade ribeirinha à margem esquerda do rio Cuiabá. Localizada a 11 quilômetros do centro da cidade ela é o berço da cultura mato-grossense. Lá encontramos a culinária tipicamente Cuiabana, e gente que vem de todos os lugares para conhecer e apreciar os pratos a base de peixes da região.

Além de apreciar os sabores da região, os visitantes podem conhecer de perto as inúmeras peças de artesanatos que são fabricados pelos moradores da comunidade. Na cerâmica, as formas e cores evidenciam os costumes e a tradição.

O povo da comunidade ribeirinha é simples e acolhedor. Dispostos e entusiasmados, recebem os turistas que desejam conhecer a historia da comunidade, que é cartão postal da capital.

Aos finais de semana o local fica lotado. Visitantes da própria baixada cuiabana e turistas de outros estados têm a comunidade ribeirinha com ponto obrigatório de encontro. As variedades gastronômicas, o belo por do sol sob as águas do rio Cuiabá e a riqueza da preservação da cultura, expressas no artesanato, música e dança, são atrativos inspiradores.

A viola de cocho, símbolo da cultura cuiabana, é um dos instrumentos que dá o tom para o Cururu e Siriri, danças tradicionais da capital Junto com o ganzá e mocho, instrumentos de percussão, o Grupo Flor Ribeirinha, encanta os turistas com suas apresentações.

Foto: Divulgação
No centro da comunidade, uma simples lojinha de artesanato, comercializa as peças. Cerâmicas coloridas no formato de frutas da terra como caju e banana,além de animais da região como galinhas da angolacodornas, jacarés e tuiuiús encantam os olhos. A fé também é retratada. E a maioria das imagens sacras apresentam santos de devoção popular, como São Gonçalo e São Benedito.  

Tradição e Geração de renda
Na região quase a metade da comunidade sobrevive do artesanato em argila. Boa parte também tira o sustento com as peixarias, comidas típicas e lojas de vendas de artesanatos.

As festas tradicionais, como a festa de São Gonçalo, por exemplo, também incrementam a renda da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário