quinta-feira, 15 de maio de 2014

Sem ter o que comemorar VG completa 147 anos


Rafael Machado 

Várzea Grande completa nesta quinta-feira, 147 anos. 
Foto: Internet
Várzea Grande, segundo maior município de Mato Grosso completou nesta quinta-feira (15.05) 147 anos, mas a cidade não tem muito que comemorar. O município passa por grandes transformações, principalmente na infraestrutura devido às obras para Copa do Mundo. Essa mudança na cidade vem gerando transtornos na vida da população várzea-grandense por ter obras inacabadas, vários desvios e asfalto de má qualidade.

Além disso, a cidade enfrenta diversos problemas na saúde, educação, água e esgoto, segurança pública, entre outros. O prefeito Walace Guimarães (PMDB) reconhece os problemas da cidade, mas culpa os outros gestores por terem conduzido mal a cidade.

Na segurança pública, Várzea Grande é considerada a terceira cidade mais violenta do Estado segundo dados da Polícia Civil neste ano a cidade registrou 75 homicídios, sendo 23 no mês passado. Para tentar reverter essa situação a prefeitura vem buscando aumentar o número de Guardas Municipais para dar mais segurança aos moradores da cidade.

Na área da educação o município também tem enfrentando diversos problemas, isso porque o Executivo não consegue entrar em consenso com os professores da rede municipal. Quatro paralisações foram realizadas entre 2013 e 2014, e a promessa é que caso o prefeito não atenda as reivindicações, que são a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), mais paralisações serão realizadas.

A categoria reclama que não é ouvida pelo atual secretário de Educação, Jonas Sebastião, e fizeram uma nota de repúdio contra ele, que inclusive foi protocolada na Prefeitura. O PT também pediu para o prefeito Walace Guimarães uma carta pedindo a retirada do secretário da pasta.

Outra área que também vem enfrento dificuldades éa saúde, a situação do Pronto Socorro é precária, no local não há leitos para atender toda a população. Segundo o prefeito Walace Guimarães, cerca de 20% dos pacientes são de outras cidades e isso faz com que o atendimento seja favorável. 

O prefeito destaca avanços na saúde da cidade como a construção de 15 postos do Programa Saúde da Família (PSFs), 1 Unidade de Pronto Atendimento será entregue em dezembro e a outra está prevista para agosto de 2015, no bairro Cristo Rei.

Outro ponto que ainda não foi atendido é o transporte público para os estudantes, promessa de campanha de Walace até hoje não foi cumprida, o prefeito criou uma pasta a secretaria de Serviços Públicos e Transportes para tentar atentar esta demanda. 


HISTÓRIA 

Várzea Grande foi fundada no dia 15 de maio de 1867, pelo presidente da província de Mato Grosso o Brigadeiro José Vieira Couto de Magalhães, no período da Guerra do Paraguai. A cidade faz divisa com Cuiabá pela margem esquerda do Rio Cuiabá e a barra do Rio Coxipó. 

Em 1886, A cidade torna se distrito de Cuiabá, após a aprovação da Lei provincial nº 145, de 1886 que regulamentava o novo nome Paróquia de Várzea Grande.

Nos anos 40 Várzea Grande passou por importantes obras de infraestruturas como a construção da ponte de concreto Júlio Müller (que liga a cidade a Cuiabá) em 1942 e da chegada da energia elétrica em 1945 tornando Várzea Grande no terceiro distrito de energia de Cuiabá.

Em 1948, Várzea Grande se emancipou de Cuiabá, após a provação da lei estadual de autoria do deputado estadual Licínio Monteiro da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário