quinta-feira, 19 de junho de 2014

Exames gratuitos de HIV, sífilis, hepatite B e C são realizados no Fifa Fan Fest

Heide Castilho e Jonair César 


Os torcedores cuiabanos e turistas poderão ter acesso a exames rápido e gratuitos de HIV, sífilis, hepatite B e C e a camisinhas masculino e feminino no Fifa Fan Fest. A ação faz parte do projeto 'Proteja o Gol' um trailer está na estrutura montada no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, na Acrimat no bairro Dom Aquino. O exame estará disponível para todos até o dia 3 de julho das 14h ás 20h e somente para pessoas acima de 18 anos.

As ações de prevenção ao HIV e AIDS integram o 'Projeto Proteja o Gol', parceria do Ministério da Saúde com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV e AIDS (UNAIDS) e Equipes da Secretaria de Cuiabá. 

A coordenadora do Programa DST/AIDS/Hepatites virais da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Karina Costa Marques explica como funciona o projeto, "Este é um programa do Ministério da Saúde e que estará disponível em todas as cidades sede da Copa do Mundo. O resultado do exame fica pronto em apenas 20 minutos", disse.


O visitante do evento, Reginaldo Francisco da Silva, 39, achou boa a ideia do posto de atendimento com prestação de serviço gratuito a  toda população. “Achei muito bom, porque além de participar do evento, podemos aproveitar para fazer o teste, e levar kits preventivos para casa” disse o morador de Várzea Grande.

Foram realizados os três testes. E, enquanto isso, Reginaldo do lado de fora do trailler aguardava ansioso pelo resultado. “Espero que não de nada” disse ele nervoso.

Os resultados ficaram prontos em apenas quinze minutos. E Reginaldo se alegra com o que vê. “Graças a Deus eu não tenho nada, agora vou pode mostrar com segurança para minha parceira” comenta.

A enfermeira Marilu Rodrigues, aconselha as pessoas para participarem dessas campanhas de alerta e informação, “Essas doenças são silenciosas, e quando descobertas á tempo a chance de cura. O exame de sangue especifico, também ajuda na hora do reconhecimento de cada doença” afirma.

Marilu falou também da importância em se fazer o teste de sangue sempre, e evitar de compartilhar certo tipo de material como: seringas, alicates, seringas entre outros. 

Ela ressalta que prevenir é o melhor remédio. “O quanto antes as pessoas se conscientizarem disso é melhor, cuidar da saúde sempre foi e será algo primordial em nossa vida”, comenta a enfermeira.

A nossa repórter Heide Castilho fez o teste e relata como é ter que esperar 20 pelo o resultado. “O bacana de tudo isso, é que além de você pode obter mais informações sobre o assunto, a gente ainda tem a oportunidade em participar dos exames, e poder constatar realmente que não existe doença nenhuma” disse.

A repórter conta que recebeu orientações que enriqueceram ainda mais o seu conhecimento, “Acredito que tudo que aprendemos na vida é válido, nada é demais, tudo é muito proveitoso, ainda mais quando se diz respeito à saúde”. 

CAMPANHA - Iniciada na África do Sul, durante a Copa de 2010, o Projeto tem como meta zerar tanto infecções, como mortes e discriminação do HIV. A campanha prevê ainda a divulgação de mensagens de prevenção do HIV voltadas aos jovens, por meios de comunicação e redes sociais, nos telões da Fan Fest e no site exclusivo da campanha. Nesses materiais estão engajados estrelas de futebol e celebridades, como o alemão Michael Ballack e o brasileiro David Luiz.

CENÁRIO DA INFECÇÃO - A epidemia de AIDS no Brasil cresce com  taxa de detecção em torno de 20 casos de AIDS a cada 100 mil habitantes, o que representa cerca de 39 mil casos novos da doença ao ano. Estimativas indicam que, atualmente, cerca de 718 mil pessoas vivam com HIV em Cuiabá no ano de 2013 de novembro foi detectado 230 casos positivo. O coeficiente de mortalidade por AIDS vem caindo no Brasil nos últimos 10 anos. Em 2003, era de 6,4 casos por cada 100 mil habitantes, caindo para 5,5 por 100 mil habitantes em 2012.

Quantitativo de Camisinhas
UF
QUANTIDADE
Manaus/AM
90.000
Recife/PE
120.000
Fortaleza/CE
175.000
Natal/RN
90.000
Salvador/BA
175.000
Cuiabá/MT
90.000
Brasília/DF
300.000
Rio de Janeiro/RJ
300.000
São Paulo/SP
220.000
Belo Horizonte/MG
175.000
Porto Alegre/RS
175.000
Curitiba/PR
90.000
TOTAL
2.000.000

Nenhum comentário:

Postar um comentário