Por: Tarley Carvalho
Fonte: Isso é Notícia
Cuiabá saltou do último lugar para a quinta colocação no ranking de Transparência Municipal das cidades-sede da Copa 2014, apurados pelo Instituto Ethos e divulgados esta semana. Por causa deste crescimento, a cidade foi destacada como exemplo de evolução em pouco tempo.
Foto: Secopa-MT
|
Cuiabá sobe sete posições na transparência da Copa 2014
|
A colocação foi graças a pontuação de 49,05, que representa uma transparência de nível médio.
De acordo com o instituto, o levantamento mostrou uma evolução em relação a novembro de 2012, quando foi publicada a primeira edição. Na ocasião, nenhuma das doze cidades-sede havia ultrapassado os 50 pontos.
Na avaliação, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte ocupam o status de “Alto Nível de Transparência”. No Nível Médio, Rio de Janeiro e Curitiba dividem a mesma classificação dada à Cuiabá. Consideradas como “Nível Baixo”, estão São Paulo, Recife, Manaus e Fortaleza. Os casos mais preocupantes são de Salvador e Natal, consideradas “Muito Baixa”.
Tais indicadores fazem parte do conjunto de ações do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios. Eles medem o nível de transparência e a participação direta da população nos investimentos públicos para a realização da Copa. As notas vão de zero a 100.
Para fazer o cálculo, a nota é composta por 90 perguntas que avaliam a Informação e a Participação. Na Informação, a avaliação se dá pelo conteúdo disponibilizado à população e qualidade de canais de interação e veiculação destas informações. No quesito Participação, o funcionamento das ouvidorias e a realização de audiências públicas é que são analisadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário