sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Parte do patrimônio histórico de Cuiabá é atingido com as obras do VLT

Por: Heronilton Junior / Jefferson Oliveira
Nos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande, monumentos e marcos governamentais, serão alterados de lugares.  A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014 (Secopa) informou que os monumentos não serão descartados, mas sim recolocados em locais próximos na mesma região. No projeto do novo modal prevê, no máximo, a realocação dentro da mesma área.
Inicialmente, duas estátuas devem ser modificadas de local: uma delas é a dos Bandeirantes, localizada na Avenida Coronel Escolástico. A outra é uma estátua em homenagem aos índios, instalada no canteiro central da Avenida Fernando Correa da Costa, na região do Coxipó. Alguns marcos governamentais, termômetros e outdoors publicitários, instalados nos trechos onde o VLT vai passar, devem ser removidos.
O monumento em homenagem ao senador Ulysses Guimarães, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, não sofrerá alteração, garantiu o Secretário Extraordinário da Copa, Mauricio Guimarães. “No canteiro onde está localizado o monumento há espaço para a passagem das duas pistas do VLT. A estação será construída um ponto à frente da localização do monumento e, por isso, não será necessária nenhuma alteração”, afirmou ele.
O secretário também falou a respeito de Várzea Grande. “Apenas outdoors publicitários devem ser removidos, uma vez que não há estátuas ou monumentos fixados nos canteiros centrais da cidade Industrial,”diz.
De acordo com Rafael Detoni, assessor especial de Mobilidade Urbana da Secopa, no trecho da Fernando Corrêa da Costa, serão realocados para a passagem das linhas os dois marcos referentes a obras do governo Júlio Campos (1983-1987) e um monumento em referência aos povos indígenas, na região do Coxipó. “Todos permanecerão nos canteiros, mas em outros locais”.
Segundo Detoni, todo traçado do VLT foi alvo de uma vistoria solicitada ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em busca de possíveis pontos de tombamento no caminho do modal.
A única interferência identificada foram os escombros de uma casa nas proximidades da Igreja do Rosário. O assessor da Secopa disse que o Instituto concordou com a demolição do imóvel. “A casa será reconstruída mais acima e será um centro cultural. E a pista que hoje dá acesso à Prainha será deslocada para o outro lado, ficando mais afastada da igreja.”
Sobre a histórica Ponte de Ferro, no rio Coxipó, Detoni diz que a remoção será “inevitável”, mas que a secretaria estuda com a prefeitura a sua realocação.
No começo do mês o mesmo Iphan deu aval para demolição do antigo prédio Hotel Bahia que fica no Centro Histórico da Capital, o que foi dito era que o local não havia sido tombado como patrimônio histórico. O local já foi um lugar de muito glamour frequentado pela alta sociedade e palco de apresentações de danças.
O Ministério Publico questionou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre os projetos de desapropriações para o VLT que deve atingir moradores que estão na parte do Conjunto Arquitetônico tombado pelo Governo Federal. 
Monumentos famosos de Cuiabá
Bandeirantes
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Foto: Heronilton Junior
“Monumento da Cidade”, mais conhecido como a estátua dos Bandeirantes, localizada na Avenida Coronel Escolástico, retrata três personagens que marcaram a história de Cuiabá – o bandeirante, o negro e o índio.
A figura do meio retrata o bandeirante Pascoal Moreira Cabral, como desbravador da região. O índio, representando as tribos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, e o negro, recordando os primeiros trabalhadores escravos que serviram para o crescimento do estado.
Os personagens que ajudaram a construir a Capital de Mato Grosso estão eternizados em uma estátua feita em bronze e que chama a atenção pelo tamanho e beleza.
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Foto: Heronilton Junior
Maria Taquara
Outra estátua que se destaca em meio ao barulho dos carros e ônibus é a peça em ferro da lendária Maria Taquara. A estátua foi feita pelo artista plástico, já falecido, Aroldo Tenuta.
A peça está situada na parte baixa da Ladeira Bom Despacho, na praça que leva o seu nome. A estátua mede 4,20m de altura e pesa 450 quilos.
Maria Taquara apareceu em Cuiabá por volta da década de 40, com aproximadamente 30 anos de idade, assim lembrada em poesia: “Vivia de lavar roupas para algumas famílias. Ficou famosa em Cuiabá porque era muito corajosa. Foi a primeira mulher a usar uma calça comprida, numa sociedade machista.
Obelisco
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Foto: Heronilton Junior
Obelisco mostra que Cuiabá está no coração da América do Sul.
“O Obelisco” foi  delimitação geográfica do Centro Geodésico foi medida pelo marechal Cândido Mariano Rondon. A praça hoje chamada de Pascoal Moreira Cabral era denominada Campo d’Ourique, onde se realizavam touradas.
Para valorizar e marcar o local, foi construído em 1909 o obelisco pelo artesão Júlio Caetano, onde foram gravadas as coordenadas geográficas do local – 15º35’56” de latitude sul e a 56º06’55” de longitude oeste.
Mais tarde foi construído o atual obelisco, de 20 metros de altura, revestido de mármore branca, por cima do antigo, mas que ainda continua visível. Pela representatividade do local, a Assembleia Legislativa foi construída em volta. Em 2005 o prédio foi doado ao Legislativo municipal.
Chafariz do Mundéu
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Foto: Heronilton Junior
“Chafariz do Mundéu” é um retrato da época em que Cuiabá não possuía água encanada para os moradores. O local foi o primeiro sistema de abastecimento de água na capital, por volta de 1870, sendo alimentado por nascentes da região. O chafariz está localizado na região central de Cuiabá, entre a atual Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e a Rua Coronel Peixoto.
O local abrigava o antigo Lago da Conceição e foi tombado como patrimônio histórico em 1980. Apenas no final do século 19 que começaram a planejar um sistema de água encanada para a capital mato-grossense. O local ganhou uma Praça, com o nome do Bispo José Antônio dos Reis.
Em 1996, a praça foi desativada e deu lugar a um terminal de integração de ônibus municipais, sendo utilizado pela população por quase 10 anos. Após esse período, a antiga praça foi revitalizada em dezembro de 2005.

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