quinta-feira, 22 de maio de 2014

Tangará da Serra passa a ter dois prefeitos a partir desta quinta

Tarley Carvalho / Muvuca Popular 

A cidade de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) tem dois prefeitos a partir desta quinta-feira (22). Isso porque a Câmara Municipal cassou, ontem (21), o mandato de Fábio Junqueira (PMDB), prefeito da cidade, e empossou o seu vice, Zé Pequeno (PT), na manhã de hoje. Porém, Junqueira não pretende entregar o cargo e irá entrar com um mandado de segurança contra a decisão. O Legislativo atendeu a uma Notificação Recomendatória do Ministério Público do Estado (MPE). O prefeito perdeu seus direitos políticos ao ser condenado por improbidade administrativa em uma ação civil pública por atos praticados em 2000, quando era vice do então prefeito, Jaime Muraro (DEM).

Os atos, a que o prefeito respondeu, referem-se aos repasses que os municípios fazem à Associação Mato-grossense de Municípios (AMM). Na época, segundo alega o prefeito, não se fazia necessário a prestação de contas, assim, quando ela foi solicitada, não havia meios de provar. Fábio entende que, mesmo com os direitos políticos perdidos, não deve perder o cargo de prefeito.
Em sua defesa, o prefeito alega que não há motivo para passar o cargo para o seu vice, uma vez que o ato do Legislativo baseou-se em um ofício emitido pelo Ministério Público, e não uma decisão judicial proferida por um juiz. Outro questionamento feito é que Fábio não teve acesso ao direito de contra-defesa.
Após ser empossado prefeito nesta manhã, Zé Pequeno classificou a situação como ‘desconfortável e ruim para a cidade’. O novo – e segundo – prefeito afirmou que não pretende assumir o cargo até que a situação esteja melhor.
‘Agora vou esperar a manifestação dele quanto ao Ato de Transferência de Cargo. Ele vai entrar com um mandado de segurança e eu o entendo e respeito. Enquanto ele estiver lá, não há a possibilidade de eu assumir. Minha ida para lá só acontecerá quando, de fato, houver condições’, afirmou na coletiva concedida após ser empossado.
Até que a situação de Fábio Junqueira seja solucionada, Tangará da Serra permanecerá com dois prefeitos, o eleito e o empossado. Zé Pequeno, além de vice-prefeito, ocupava o cargo de secretário Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário