domingo, 1 de junho de 2014

Defensória constata mais irregularidades em unidades de saúde

Letícia Kathucia 


Foto: Ascom Defensoria 
A Defensoria pública de Cuiabá realizou novas vistorias nas unidades de saúde pública da Capital. A falta de estrutura nas unidades foi um dos problemas mais graves apontados no relatório. Foi constatada também a grave falta de médicos e medicamentos em uma unidade de Cuiabá. 
A Defensora Pública Silvia Maria Ferreira, responsável pela área da saúde na Coordenadoria de Ações Comunitárias, visitou a unidade de saúde do bairro Coxipó. E segundo ela apesar de uma ampla estrutura, a policlínica passa por problemas como a falta de médicos e de medicamentos.
A demanda de pacientes na unidade é grande por estar localizada em uma região populosa. Conforme relatório elaborado pela Defensora, o local abriga pronto-atendimento, ambulatório, núcleo de reabilitação e centro odontológico. Apesar de uma reforma realizada recentemente, as paredes apresentam infiltrações e mofo. Alguns banheiros foram desativados, obrigando homens e mulheres a usarem o mesmo.
Outro lado - A Prefeitura de Cuiabá disse que apenas uma parte da reforma na unidade foi concluída. A Policlínica do Coxipó continuará em obras até que problemas com infiltrações e banheiros desativados sejam resolvidos. A obra precisou ser suspensa para que a equipe fosse deslocada para a Policlínica do Verdão, devido a realização da Copa do Mundo, mas será retomada em breve.
Com relação à falta de médicos, um processo seletivo emergencial está aberto, além de uma possível realização de concurso público. Sobre a falta de medicamentos, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou a compra, por meio de pregão eletrônico, de inúmeros produtos necessários. A entrega dos medicamentos por parte dos fornecedores teve início esta semana, sendo que em seguida serão distribuídos às unidades de saúde. (Com Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário