Fernanda Souza e Larissa Barros
Foto: Grama do Site |
O mês de maio é considerado o "Mês das Noivas". Você sabe o por quê? Segundo historiadores é por causa de uma tradição importada dos países do hemisfério norte, onde maio é um mês muito importante para os costumes populares. "Naquela parte do mundo, a chegada de maio é celebrada com muitas flores, em homenagem à natureza que refloresce e à primavera que por lá atinge a plenitude. Ao longo dos séculos, esses elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento. Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães e de Maria", diz o padre e teólogo Pedro Iwashita, do Instituto Teológico de São Paulo.
Muitas mulheres ainda sonham em entrar em uma igreja, com vestido longo, buquê e tudo que tem direito. O casamento envolve muitos detalhes e decisões, então é primordial manter a calma e fazer um checklist de tudo que precisa para a festa. Se você tem planos para se casar, vale a pena conferir as dicas que separamos:
1 – Antes de qualquer coisa é importante decidir o estilo do casamento (clássico, moderno, temático, informal, intimista, luxuoso, etc) e quanto esta disposta a gastar, pois seu bolso será o guia para a organização.
2 - Local: Casamento civil junto com a festa? Religioso na igreja ou no local da festa? É muito importante definir se todas as cerimônias serão no mesmo local ou em locais separados. Geralmente as que são feitas no mesmo local são mais baratas, pois economiza na decoração. Se o local desejado é muito disputado procure agendá-lo o quanto antes e já se informe que tipos de serviços podem oferecer.
3 - Buffet: A parte mais deliciosa dos preparativos. Faça questão de provar todos os itens desde doces, bolos, entradas, prato principal (em pequenas porções, claro) para que sua escolha seja ideal. Para seleção do cardápio leve em consideração o horário e a estação do ano no qual vai ser realizado o casamento. Varie e inove no cardápio, dando aos convidados mais opções de escolha.
4 – Decoração: Crie uma pasta de “decoração” no seu computador (sim, você vai precisar) e vá juntando imagens, fotos e sugestões de como você quer a decoração do seu grande dia. Certifique-se de que o/a profissional é competente e atencioso. É importante que cada item da decoração esteja especificado em contrato, para que no dia não haja surpresas desagradáveis.
5 – Cerimonial: Muitos preferem descartar a contratação de uma equipe de cerimonial, mas para a festa sair perfeita, sem preocupações, é necessária a presença destes profissionais. O cerimonial tem papel fundamental na organização do casamento, pois planeja, organiza e coordena todos os detalhes para que os noivos fiquem tranquilos e o grande dia seja inesquecível. Também é responsável por indicar fornecedores de confiança e credibilidade.
6 – Fotografia/ Filmagem: É a parte que fica para sempre. E para ter um álbum que demonstre a emoção deste momento tão especial, é necessário que os profissionais de fotografia/filmagem sejam criteriosamente selecionados. Se a grana esta curta, investigue, pesquise o trabalho dos profissionais e, se possível, marque sessões de fotos como save the date e pré-casamento. Além de guardar estes momentos você terá certeza se o serviço escolhido, para o grande dia, é de qualidade.
7 – Lembrancinhas: São inúmeras opções disponíveis no mercado (crie uma pasta no seu computador para lembrancinhas também rsrs). Decida quem são as pessoas que gostaria de presentear (padrinhos, pais dos noivos, daminhas, convidados em geral) e escolha algo que combine com os noivos. Se o dimdim está curto, tem a opção do DIY (Do ItYourself), do inglês faça você mesmo, e coloque a mão na massa na produção de lembrancinhas. Além de ser uma ideia econômica demonstra carinho e dedicação ao presentear seus convidados.
8 - Música/Banda - Escolher a banda ou grupo para seu casamento é muito importante. Afinal são eles que vão animar sua festa. Antes de fechar contrato é bom pesquisar, o quanto antes melhor. Se programar e fazer tudo com antecedência é importante não só para evitar preocupações e dores de cabeça, mas, também pelos preços. Lembre-se que em uma festa de casamento existe vários tipos de convidados, então tocar musicas que agradam só aos noivos não rola. As bandas sempre podem ajudar na hora de escolher o repertório.
9 - Aluguel de Carro - Alugar ou não um carro? Depende do seu orçamento. Se você tem carro próprio e quer economizar, pule essa dica. Mas, se tem condições de gastar um pouquinho a mais, vale a pena investir no aluguel de um, afinal a entrada da noiva deve ser triunfal. Um carro com estilo que combine com a festa marca a data e deixam as fotos belíssimas. Existem sites especializados em atender essa demanda.
Foto: Provador Fashion |
10) Vestido da Noiva - Sem dúvidas eis aqui um dos pontos mais importantes. Que mulher nunca se imaginou entrando na igreja com aquele vestido branco arrancando olhares dos convidados. Pois é, se você quer um vestido perfeito e dos sonhos, deve começar a procurar com antecedência. Você tem duas opções comprar ou alugar. Mais uma vez vale ressaltar que tudo depende muito do quanto você está disposta a gastar.
Resolvido essa questão, vamos ao vestido. Ele deve ter a sua cara! Você irá ouvir muitos conselhos de mãe, tia, amigas, mas, não decida o que usar de cara, pense bem. O vestido tem tudo a ver com a festa, a recepção, por isso deve ter sua personalidade. Antes de comprar/alugar, veja direitinho onde será o local da cerimônia e depois a festa. Escolha um vestido de acordo com o seu corpo, muitas mulheres fazem dieta para emagrecer, mesmo assim é bom escolher algo que te faça sentir bem e principalmente confortável, você irá passar horas dentro dele. Não podemos esquecer os acessórios como: Luvas, joias, buquê, véu, adornos no cabelo, tudo deve seguir o mesmo estilo.
11) Dia de Noiva - O dia de noiva é ideal para a relaxar. Você deve estar descansada e radiante, para aproveitar cada momento da festa. Como o nome já diz é um dia onde todas as atenções são voltadas para a noiva. Existem vários salões que oferecem esse serviço, normalmente a noiva chega bem cedo no salão e passa o dia lá, recebendo todo tipo de mimos e tratamentos para estar perfeita na cerimônia. O serviço básico inclui pé e mão, cabelo e maquiagem, hidromassagem e massagem, esfoliação e hidratação corporal, depilação, banho de lua e sobrancelhas. A noiva sai pronta para o altar.
Foto: Casa Evento |
12) Buque - Chegamos no buquê, diante de tantos detalhes para decidir, as noivas acabam deixando o buquê para a última hora. Mas o buquê é um acessório muito importante e deve combinar com a noiva e com sua personalidade e não com a decoração da festa. As flores podem ser naturais ou artificiais. Há um tipo de buquê para cada horário, se o casamento for de noite o buquê pode ser grandioso e cheio de flores. Outra coisa, escolha cores fortes, combinam mais com vestido branco.
Buquês redondos - são mais românticos e pode ser usados em qualquer horário. Mulheres mais cheinhas deve evitar, fica com noivas de baixa estatura.
Buquês em cascatas - favorece noivas mais cheinhas, pois alonga a silhueta. Combina com vestidos de mangas longas e decotes princesas.
Buquê braçada - feito para carregar no braço. Esse formato levanta o busto e da a impressão de mais altura. Não use colado ao corpo.
13) Lua de mel - A lua de mel deve ser planejada. E com antecedência! A lua de mel é a festa de comemoração do casamento, mas exclusiva para os noivos. Os recém-casados querem aproveitar cada momento a dois. É importante que tudo esteja organizado, destino, passagens, hotel. As opções são muitas dentro e fora do país. Escolha, programe-se e aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário