domingo, 22 de junho de 2014

Nigéria vence e Bósnia perde a chance de continuar no Mundial

Africanos encerram jejum de 16 anos sem vitórias em Copa do Mundo. Europeus, em seu ano de estreia, ficam fora da disputa


Larissa Coutinho 

Foto: uol
 O jogo entre Nigéria e Bósnia e Herzegovina, realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá, no último sábado (21.06), foi envolvido por uma mistura de emoções. Em sua primeira participação em Copas do Mundo, a Bósnia - Herzegovina viu sua esperança acabar com o apito final do juiz. Já a Nigéria dominou o jogo e com o resultado de 1x0 acabou com um jejum de 16 anos sem vitórias em Copa do Mundo. Os africanos chegam à última rodada da fase de grupos com esperança de se classificarem às oitavas de final e para isto jogarão por um empate contra a Argentina na semana que vem.
 Torcedores da Bósnia agitam a Arena Pantanal - Foto UOL

 No inicio da partida a  Bósnia saiu na frente com um gol de Dzenko, porém um impedimento mal marcado cancelou o gol dos europeus.

Aos 29 minutos do primeiro tempo, Peter Odemwingie do time africano, fez o gol decisivo da Nigéria. "Tínhamos consciência de que não vencíamos há 16 anos em um Mundial. Isto foi incrível para nós e também para os torcedores, que estavam decepcionados após o empate (0-0) com o Irã", disse Odemwingie, que atua no Stoke City da Inglaterra. 

 Odemwingie (esq.) e Emenike comemoram gol da Nigéria
Foto: UOL
 A Nigéria explorou a boa preparação física do time e adotou uma postura confortável até o final do jogo, na qual se fechava na marcação e armava o ataque. O destaque do jogo foi Emenike, atuando na ponta-direita do ataque, ele impôs velocidade e fez a assistência para o gol e criou as melhores chances.   

Destaque também para o goleiro Eneyama que com uma defesa incrível no último minuto ao defender chute de Dzeko, garantiu a vitória africana. Já a aposta da Bósnia, a estrela do Manchster City, Dzenko, teve uma noite de azar. Não fez jus a sua fama, falhou como pivô e errava as finalizações.

Foto: Oliveira Junior
Com um público recorde (exatos 40.499 pessoas) a Arena Pantanal ficou colorida com as cores das seleções, destaque para os cuiabanos que ajudaram a animar a partida e dividiam a preferência, ora apoiavam os europeus, ora os africanos.

O estudante Júlio Pinheiro Castro, que compareceu ao jogo comentou sua torcida." Não importa quem vencer, o que importa é estamos aqui, todos unidos pela admiração que temos pelo futebol. Se Nigéria vencer ficamos felizes e fazemos festa, se Bósnia for a campeã fazemos festa do mesmo jeito." disse.
Foto: UOL
Mesmo com a derrota, e o calor, os torcedores da Bósnia não perderam a animação, e depois do jogo foram aproveitar a noite na FIFA FAN FEST. "O resultado do jogo é triste, mas acontece. Daqui 4 anos estamos de volta, e dessa vez vamos ganhar. Cuiabá é muito quente, e tem uma estrutura prejudicada, mas as pessoas são educadas e animadas, nos trataram muito bem desde que chegamos", comentou o torcedor da Bósnia Austekhan Besic.

Torcedores da Nigéria felizes com o resultado do jogo
Foto: Heide Almeida
Mohamaad Onasi, torcedor da Nigéria, também comentou a hospitalidade dos cuiabanos. "Gostei muito de Cuiabá, é uma cidade muito bonita com pessoas sempre animadas, com certeza vou visitar mais vezes, disse. 
Foto: Craques do Radio

Também acompanharam a partida, o presidente da FIFA, Joseph Blatter e o ministro do esporte Aldo Rebelo. Segundo a SECOPA, eles ocuparam a área VIP dos camarotes da FIFA, no setor Oeste da Arena. O governador Silval Barbosa e o Secretário da SECOPA, Mauricio Guimarães também estavam presentes.




FICHA TÉCNICA:

Nigéria 1 X 0 Bósnia

Nigéria: Enyeama; Ambrose, Odemwingie, Omeruo, Oshaniwa; Onazi, Mikel, Yobo, Musa (Ameobi) e Babatunde (Uzoenyi); Emenike
Técnico: Stephen Keshi

Bósnia: Begovic; Mujdza, Spahic, Sunjic e Medunjanin (Susic); Besic, Hajrovic (Ibsevic), Pjanic, Misimovic e Lulic (Salihovic); Dzeko
Técnico: Safet Susic

Data: 21/06/2014 - 19h
Local: Arena Pantanal (Cuiabá)
Árbitro: Peter o Leary (NZL)
Auxiliares: Jan Hintz (NZL) e Mark Rule (NZL)
Cartões amarelos: Medunjanin (Bósnia); Mikel (Nigéria)
Gols: Odemwingie, aos 29min do 1º tempo


Nenhum comentário:

Postar um comentário