quarta-feira, 23 de julho de 2014

O Mundo, a escola e o aprendiz

Não são raras as manifestações da população pedindo por educação, sentimento justo e louvável. Entretanto, questiona-se a respeito desta educação exigida. Qual educação deseja-se, a que está sendo oferecida ou uma inovadora e alternativa?
A educação  engloba o ensinar e o aprender. A criança começa apreendendo e esse aprendizado é diário e continuo. E somente somos considerados alfabetizados quando apreendermos a ler e a escrever. Para Paulo Freire o indivíduo não começa lendo a palavra, por que antes da palavra o que ele tem a disposição é o mundo, E lemos o mundo à medida que o compreendemos e o interpretamos. Desta forma, o educador não pode acreditar que o educando é desprovido conhecimento, o qual tem que ser aproveitado e valorizado.
De acordo com Rubem Alves o papel do professor é ensinar o aluno a pensar provocando a curiosidade da criança ou adolescente. "A missão do professor não é dar respostas prontas. As respostas estão nos livros, estão na Internet. A missão dos professores é provocar a inteligência, é provocar o espanto, a curiosidade".
Creio que precisamos repensar o sistema educacional. O professor Pedro Demo reporta que a primeira preocupação é repensar o “professor” e na verdade recriá-lo. De mero “ensinador” – instrutor no sentido mais barato – deve passar a “mestre”. Para tanto, é essencial recuperar a atitude de pesquisa, assumindo-a como conduta estrutural, a começar pelo reconhecimento de que sem ela não há como ser professor em sentido pleno. A alma da vida acadêmica é constituída pela pesquisa, como princípio científico e educativo, ou seja, como estratégia de geração de conhecimento.
Precisamos sim de mais educação, mas antes de tudo precisamos saber qual educação queremos.

Dorival Costa, formado em zootecnia pela UFRRJ, é doutor em zootecnia pela UNESP. Diretor de Ensino do IFMT, escreve à quartas para o InformeCapital.

Um comentário:

  1. "A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, despreza a autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Os nossos filhos hoje são uns verdadeiros tiranos. Não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos pais e são simplesmente maus."
    A frase parece bastante atual, mas na realidade é de Sócrates (470-399 AC). Isto evidencia que os questionamentos quanto a educação acompanham a humanidade. A história continua... (texto de Edileide de Souza Castro)

    ResponderExcluir